Um dos principais problemas nas rodovias de Mato Grosso do Sul é a morte de animais silvestres. O que os números não mostram é que, além das mortes desses animais silvestres, o que já é um fator muito grave, considerando que estamos tratando muitas vezes de animais em risco de extinção, os acidentes podem ocasionar óbitos humanos, diante da colisão.
Para mitigar as mortes no trânsito, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, por intermédio da Agesul/Seilog (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos de Mato Grosso do Sul/Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), desenvolveu o programa Estrada Viva – a fauna pede passagem, um programa permanente de monitoramento e ações de redução de atropelamento de animais silvestres nas rodovias estaduais do MS.
O programa “Estrada Viva” monitora os atropelamentos ocorridos nas rodovias estaduais, identifica os principais pontos de passagem dos animais para propor medidas preventivas e de mitigação dos incidentes.
OBJETIVOS
Objetivo geral
Tornar as rodovia do MS mais segura para os usuários e reduzir e mitigar o número de atropelamentos e mortalidade de animais, bem como possibilitar a manutenção da conectividade entre os ecossistemas
fragmentados pela mesma, por meio do monitoramento de fauna atropelada, do manejo das espécies nas áreas de influência, da educação ambiental de usuários e comunidade em geral.
Objetivos específicos
1 – Realizar o diagnóstico do impacto a fauna de modo direto, pelo monitoramento de animais atropelados e indireto, pelos efeitos da fragmentação de habitats e ecossistemas;
2 – Propor medidas mitigadoras de atropelamento de animais nas rodovias, como implantação de dispositivos de prevenção de acidentes como passagens de fauna, tela condutora, placas de alerta e lúdicas, controladores de velocidade, entre outros, que possibilitem a diminuição do número de mortes de animais e de acidentes nas rodovias;
3 – Propor campanhas de sensibilização de motoristas com relação aos atropelamentos de animais nas rodovias, cuidados ao volante e respeito aos limites de velocidade;
4 – Propor Protocolo de Monitoramento da Efetividade das ações de mitigação e de Manejo da fauna atropelada bem como do serviço de Resgate e Reabilitação de Fauna.
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